quarta-feira, novembro 28, 2007

Democracia cubana?

Agora há pouco, me lembrei de um fato verdadeiramente fecal: no comecinho desse ano, a TV da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo transmitiu um programa sobre a "democracia cubana". Havia no estúdio, além do apresentador, um agente cubano, um deputado do PT, um do PCdoB e um do PSDB. O agente cubano falou, num portunhol tolerável, sobre o modelo cubano, o qual, segundo ele, é avançadíssimo, pois "superou" a divisão dos 3 poderes. Lá, disse ele, não há divisão entre Executivo, Legislativo e Judiciário, mas apenas o Parlamento Revolucionário, cujo único partido é o PCC - Partido Comunista Cubano.

Porém, como pode haver democracia sem a tripartição dos poderes do Estado? Se o Judiciário não é independente do governo, não há julgamento imparcial. Se o Parlamento não é independente do governo, não há autonomia legislativa. E pior: se o Parlamento só tem um partido, ele não tem nem porque existir, pois assim só o governo tem voz; não há oposição.

Além de tudo isso, como um país pode ser uma democracia de fato se ele tem o mesmo presidente há 48 anos? Democracia sem rodízio de poder não existe. A temporariedade dos mandatos é fundamental.

Quem é esse agente cubano para vir ao Brasil ditar regras sobre como se faz uma democracia? Eu até entendo a presença de deputados do PT e do PCdoB, que são partidos-membros do Foro de São Paulo, cujo grande guru é Fidel Castro. O que eu não entendo é a presença de um tucano! Que eu saiba, o PSDB não é um partido-membro do Foro de São Paulo; assim sendo, eu não consigo entender porque o tucanato se esforça obstinadamente para acobertar as atividades e até mesmo a existência do Foro.

O ambiente de demência nacional é tão grande que a grande maioria dos brasileiros acha que o PSDB é um partido "reacionário". A bem da verdade, um país em que quase todo mundo acredita piamente que um partido social-democrata é conservador, direitista e até elitista é, como diria Fausto Silva, um país de outro mundo.

A demência nacional também pode ser facilmente detectada quando se percebe que as referências institucionais estão distorcidas a tal ponto que muitos brasileiros acreditam piamente que os Estados Unidos são uma democracia de araque e que o "modelo cubano" é uma "alternativa democrática" interessante a ser imitada. Pelo que me parece, poucos povos são tão anti-americanos quanto o povo brasileiro. O nível de anti-americanismo do nosso povo é facilmente comparável a uma assembléia de aiatolás. E o Irã ainda está melhor do que nós, pois lá o governo é anti-americano, mas nada garante que o povo também seja, pois os cidadãos iranianos, devido à violentíssima ditadura que assola o país desde 1979, são obrigados a imitar os governantes. Logo, nada garante que o povo iraniano seja realmente assim.

Se os Estados Unidos são uma pseudo-democracia, aí, vale tudo, mesmo. Até a "democracia cubana" pode ser considerada um modelo impecável.

quarta-feira, novembro 21, 2007

Não dê o peixe. Ensine a pescar

Há muitos anos, pouco após a morte de Tom Jobim, foi exibido na televisão um reclame que mostrava uma fábula, contada por ele, sobre um homem que, em vida, visitou o céu e o inferno e depois, voltou à Terra para contar a história.

Disse Jobim: "O homem em questão optou por visitar o inferno antes do céu. O inferno era um jardim muito bonito com uma mesa longa e muitas pessoas sentadas diante dela. Sobre a mesa, havia um banquete, mas as pessoas não podiam comer, pois tinham os cotovelos virados. O clima de tristeza era insuportável.

O céu também era um jardim muito bonito com uma mesa longa e muitas pessoas sentadas diante dela. Sobre a mesa, também havia um banquete, e as pessoas também tinham os cotovelos virados, mas o clima de felicidade era contagiante, uma vez que as pessoas conseguiam comer perfeitamente, pois cada um alimentava a pessoa sentada ao seu lado."

A meu ver, essa apologia da dependência é uma idealização absurda da sociedade, por um motivo muito simples: ninguém nasce com os cotovelos virados! Eu creio piamente que Deus criou o ser humano para se virar, e não para depender da boa-vontade alheia. Não se deve confundir solidariedade com dependência.

Não estou querendo dizer, em hipótese alguma, que as pessoas devem pensar apenas em si mesmas e ignorar umas as outras, pois sociedade sem convivência não existe. Porém, convém lembrar que se você ficar parado e não buscar o seu pão de cada dia, ninguém vai lhe dar de comer. O trabalho duro é a única maneira justa de viver bem e prosperar. Quem tem inteligência e saúde não tem nada que ficar esperando o dinheiro cair do céu, nem tampouco que o governo o sustente com algum tipo de bolsa-esmola.

terça-feira, novembro 13, 2007

A arte de falar uma mentira sem mentir

Anteontem, um amigo meu me contou que há algumas semanas, ele assistiu a uma palestra de um funcionário da Secretaria de Saúde de Santos. A uma certa altura da palestra, o funcionário fez comentários elogiosos ao "avançadíssimo" modelo cubano de saúde pública, o que aliás, no caso de Cuba, é uma redundância, pois lá só existe saúde pública. Disse meu amigo que o palestrante comentou que uma amiga dele foi a Cuba e tomou um táxi com um médico que trabalhava na rede de saúde de Havana, e que o tal médico-taxista falou a ela sobre as "maravilhas" do sistema de saúde da ilha. Também pudera: quem seria louco de morar em Cuba como cidadão comum e falar mal do governo? O paredón existe para quê?

Você há de convir que algo está muito mal contado nessa história, afinal, quando um sujeito com diploma de médico, que clinica normalmente na rede de saúde, se submete a pilotar um táxi para ganhar mais alguns trocados, isso é uma indicação inequívoca de que sua renda é equivalente ao salário de um mero lixeiro. Você já deve ter ouvido falar que o único jeito possível de igualar as pessoas por completo é nivelar todo mundo por baixo. Portanto, a situação que eu acabei de descrever me parece suficiente para demonstrar isso, não é mesmo?

Além disso, o palestrante, logo após toda essa ladainha a favor da ditadura de Fidel Castro, ainda disse, a respeito do médico-taxista: "E ele não sai de Cuba, né? Interessante..."

Analisando essa argumentação e, principalmente, esse comentário final, pode-se concluir que esse cara poderia facilmente obter um DRT de ator, pois ele é um verdadeiro artista. Inclusive, eu diria que ele é um mestre na arte de falar uma mentira sem mentir.

Você deve estar se perguntando: "Como é possível falar uma mentira sem mentir?" É simples, pelo menos na teoria: o palestrante em questão disse uma verdade com base numa mentira, isto é, ele falou que o médico-taxista não sai de Cuba dando a entender que ele não sai de lá porque não quer, e não porque a população cubana não tem o direito de ir e vir. Ele fez essa afirmação pisando na linha que divide a verdade da mentira. Portanto, tudo isso me leva a constatar que ele não chega a ser um mentiroso, mas é um tremendo cara-de-pau.

segunda-feira, novembro 12, 2007

Quem fala o que quer ouve o que não quer!

No início do ano de 2004, o jornalista americano Larry Rohter, então correspondente do jornal New York Times no Brasil, especulou acerca dos hábitos etílicos do presidente Lula, o qual, mais do que depressa, ordenou pessoalmente que Larry fosse expulso do Brasil. Convém salientar que Larry Rohter é um jornalista totalmente desconhecido do grande público brasileiro, mas é casado com uma brasileira e possuía visto permanente. Mesmo assim, ele foi expulso do Brasil, e a ordem partiu, como eu já disse, diretamente de Lula. Meio mundo, ou, melhor dizendo, meio Brasil aplaudiu essa atitude autoritária de Lula, sem se importar com a liberdade de expressão que o presidente havia acabado de violar.

Dois anos depois, em 2006, em meio a toda aquela efervescência da Copa do Mundo, Lula perguntou a Carlos Alberto Parreira, então treinador da seleção brasileira, se Ronaldo Fenômeno estava gordo. Parreira, como de costume, desconversou diplomaticamente, mas Ronaldo respondeu a essa provocação de Lula dizendo: "Se eu estou gordo ou não, não interessa, mas todo mundo fala que ele bebe pra caramba!"

Reflitamos: Ronaldinho fez a mesmíssima especulação do jornalista americano, mas dessa vez, Lula teve que engolir a seco, pois o Fenômeno é famoso, rico, mora no exterior e é cidadão brasileiro. Nesse caso, o que Lula poderia fazer? Exilar Ronaldo? Certamente Lula foi orientado por sua assessoria a calar, mas seu silêncio diante desse "recadinho" de Ronaldo certamente deve ter ocorrido a contragosto.

sábado, novembro 10, 2007

Presos apedeutas que não servem nem para ser ladrões

Leia atentamente a notícia abaixo, publicada pelo jornal Agora São Paulo:

Erro de grafia leva polícia a prender quadrilha

GRUPO PRESO EM CONDOMÍNIO É SUSPEITO DE ROUBAR R$ 15 MI DA PROTEGE. ADESIVO DE "IMPÓRIO" DENUNCIOU AÇÃO DO BANDO

Um erro de português levou a polícia a prender oito integrantes de uma quadrilha de assaltantes, suspeita de roubar R$ 15 milhões da sede da transportadora de valores Protege, na Água Branca (zona oeste), em setembro.O grupo se preparava para invadir um condomínio de luxo na Lapa (zona oeste) anteontem e foi descoberto porque, do lado de fora do Fiat Dobló que seria usado para entrar no local, os bandidos usaram adesivos com a inscrição "Impório Santa Maria", em referência a um conhecido empório da cidade. Sob o nome da empresa havia ainda um endereço eletrônico falso: www.isantamaria.com.br.No Dobló foram presos três homens e com eles havia ferramentas usadas para arrombar cofres. Outros quatro homens, fortemente armados, foram presos em outro veículo na mesma rua. No carro havia dois fuzis, uma metralhadora e duas pistolas, além de radiocomunicadores, coletes à prova de bala e camisetas similares às da Polícia Federal.De acordo com o delegado Ruy Ferraz Fontes, do Deic (Departamento de Investigação Sobre Crime Organizado), a polícia chegou até o grupo anteontem por meio de investigação sobre o crime da Protege. "Tínhamos uma informação de que roubariam ontem [anteontem] às 11h e que entrariam no condomínio disfarçados de entregadores."Para a prisão, foi montada uma grande operação, que contou com cerca de 40 policiais e um helicóptero da polícia. "Estávamos preparados porque é uma quadrilha violenta. Do ponto de vista operacional, são muito bons. Mas, do ponto de vista gramatical, são péssimos."Segundo o delegado, o bando também seria responsável pelo roubo de um carro forte, em agosto, no estacionamento do Carrefour, no Morumbi (zona oeste).A polícia ainda atribui ao grupo outros três assaltos a banco, todos praticados desde o mês de setembro. Os roubos aconteceram também nas zonas oeste e sul e contaram com participação de funcionários dos bancos, de acordo com a polícia."Essa quadrilha trabalha com informações privilegiadas", afirma o delegado. Para ele, houve facilitação de funcionários do condomínio para o planejamento do roubo frustrado anteontem. O oitavo suspeito, um comerciante, foi preso em seu bar, usado como ponto de encontro do bando.

- Carla Monique Bigatto


Moral da história: se você fala e escreve errado, você pode até ser presidente da República, mas jamais um bandido bem-sucedido!