terça-feira, agosto 01, 2006

A ignorância funcional de Datena

Milhões de brasileiros vivem abaixo da linha da pobreza. 40% dos brasileiros não sabem ler nem escrever, e tal porcentagem se agiganta quando deixamos de lado o critério boçal do IBGE, que considera alfabetizado o cidadão que consegue, mal e porcamente, escrevinhar apenas e tão somente seu próprio nome. Ademais, 70% dos brasileiros não têm saneamento básico em suas residências, o que significa, trocando em miúdos, que 70% dos nossos compatriotas até têm um teto, mas não têm um vaso sanitário para defecar condignamente, sendo obrigados a defecar no quintal de casa ou numa latrina. O que dizer, então, do desfalque educacional que a grande maioria dos brasileiros sofre? A estes, é perfeitamente perdoável a ignorância, seja ela inútil ou funcional. Porém, o que dizer daqueles que sabem ler e escrever de fato, têm pelo menos uma privada em casa e possuem escolaridade acima da média nacional, tendo tido a oportunidade de cursar uma ou mais faculdades?

No Brasil de hoje, fala-se em educação como uma verdadeira panacéia para os problemas brasileiros. Entretanto, devemos nos perguntar de que educação estamos falando: da mera instrução profissional ou da formação cultural, política e, principalmente, ideológica dos cidadãos?

Um "bom" exemplo desta pseudo-elite intelectual é o "jornalista" José Luiz Datena. Coloquei as aspas no seu título porque apesar de ele ser bacharel em jornalismo e atuar como jornalista, está muito mais para um fanfarrão do que qualquer outra coisa. Lembro-me, como se fosse ontem, das conversas entre jornalistas e representantes do sistema policial paulista quando do apogeu da crise da segurança pública no Estado, causada pela hegemonia e pela eficiência operacional do PCC, quando, de repente, Datena, um lulista patológico, me solta a seguinte "pérola", a respeito da conduta que o Estado brasileiro deveria ter em relação ao crime organizado: "Eu sempre votei no Lula - e continuarei votando, mas uma coisa é certa: Lula está com receio de intervir em São Paulo e parecer autoritário. Trata-se de um governo de esquerda que não quer tomar uma atitude que seria de direita!" Quando ouvi isso, pensei: Ora, bolas! Se ser duro com os criminosos é ser de direita, então, sejamos todos direitistas o quanto antes, a começar pelo presidente da República!

Tal raciocínio capenga, de um repórter esportivo que caiu de pára-quedas na crônica policial, revela sua idiotia e seu bloqueio cognitivo em relação àquilo que ele entende por direita: uma vez que ele é lulista e se considera um esquerdista, mas, ao mesmo tempo, acha que só a "direita" conseguiria derrotar o crime organizado, ele jamais vai defender o rigor policial, por crer piamente que tal atitude seria uma traição ao seu esquerdismo militante.

4 comentários:

Anônimo disse...

O Datena é um produto do meio - a situação nas universidades brasileiras realmente é caótica, mas não há muito o que se fazer a respeito.

Anônimo disse...

O DATENA EH UM VAGABUNDO...NAO SABE NADA....O Q ELE SABE MSM EH COMER! HAUAHAUHAUAHUAHUAHAUHUAA

ELE TEM Q VOLTAR PRA CASA E FUDE A MULHER DELE! OU NEM ISSO ELE FAZ MAIS! HAHUAHAUAHUAHUAH

DATENA UM MERDA....UM BRASILEIROOO

Raphael Mello disse...

Excelente frase final. O texto, como sempre, elucida mais um pouco da situação intelectual da nação, que só não beira à nulidade por já estar no negativo.

O caminho é longo. Continuemos estudando e nos desenvolvendo. Em 10 anos, podemos começar a reverter a situação. Requer estudo, estudo e muito estudo. Depois disso, muito pensamento estratégico, também. :)

Anônimo disse...

Muito bom mesmo texto estão nos manipulando na nossa cara e ninguém faz nada para mudar este quadro, nos impoem subconscinetemente um modo de vida, de pensar e raciocinar, esta na hora de começarmos nós mesmos a ter nossa ideologia, e não aceitar de mãos beijadas a ideologia dos outros. muito bom mesmo o texto, forte abraço!