sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Só boa-fé não basta

Não são poucas as pessoas que acham que os donos de sites como Orkut, Google, YouTube, Yahoo etc. têm que ser penalizados por que alguns bandidos os usam para cometer crimes, tais como pedofilia, narcotráfico, tráfico de armas, tráfico de crianças, tráfico de mulheres etc. Porém, as pessoas que pensam dessa maneira, apesar de bem-intencionadas, não entendem como as coisas funcionam na internet.

No caso dos bandidos que usam quaisquer sites na internet, os proprietários dos sites não têm culpa de eles os usarem para o mal, até porque a grande maioria, isto é, milhões de usuários, os usam para o bem.

Processar os donos dos sites pelos quais alguns bandidos praticam a pedofilia seria o mesmo que processar a Tramontina porque alguns consumidores usam as suas facas para matar pessoas. Os donos da Tramontina não têm culpa se algum bandido usa uma faca sua para o mal. Na internet, é a mesma coisa.

O que poderá resolver ou pelo menos combater de fato esse problema será quando a polícia rastrear os IPs dos computadores dos bandidos, os processar e os meter na cadeia. Isso sim é que seria justo.

O debate sobre os crimes que são cometidos na internet demonstra que só boa-fé não basta, pois só quem tem o mínimo de noção de como a internet funciona na prática é que percebe como seria injusto, por exemplo, multar os donos do Google em milhões de dólares porque existem comunidades de pedofilia no Orkut, enquanto que os verdadeiros culpados continuariam livres para delinqüir.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mesma coisa as pessoas q dizem q armas de fogo matam, como se elas tivessem vontade própria e disparassem o gatilho sozinhas...