sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Só boa-fé não basta

Não são poucas as pessoas que acham que os donos de sites como Orkut, Google, YouTube, Yahoo etc. têm que ser penalizados por que alguns bandidos os usam para cometer crimes, tais como pedofilia, narcotráfico, tráfico de armas, tráfico de crianças, tráfico de mulheres etc. Porém, as pessoas que pensam dessa maneira, apesar de bem-intencionadas, não entendem como as coisas funcionam na internet.

No caso dos bandidos que usam quaisquer sites na internet, os proprietários dos sites não têm culpa de eles os usarem para o mal, até porque a grande maioria, isto é, milhões de usuários, os usam para o bem.

Processar os donos dos sites pelos quais alguns bandidos praticam a pedofilia seria o mesmo que processar a Tramontina porque alguns consumidores usam as suas facas para matar pessoas. Os donos da Tramontina não têm culpa se algum bandido usa uma faca sua para o mal. Na internet, é a mesma coisa.

O que poderá resolver ou pelo menos combater de fato esse problema será quando a polícia rastrear os IPs dos computadores dos bandidos, os processar e os meter na cadeia. Isso sim é que seria justo.

O debate sobre os crimes que são cometidos na internet demonstra que só boa-fé não basta, pois só quem tem o mínimo de noção de como a internet funciona na prática é que percebe como seria injusto, por exemplo, multar os donos do Google em milhões de dólares porque existem comunidades de pedofilia no Orkut, enquanto que os verdadeiros culpados continuariam livres para delinqüir.

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Mais uma vez, a Igreja brasileira dá um tiro no pé

Hoje, vi no blog do meu amigo e católico medieval Leonardo Bruno, mais conhecido como Conde (www.cavaleiroconde.blogspot.com), o cartaz da Campanha da Fraternidade 2010 da CNBB, cujo título é: "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro - Mt 6,24". Essa campanha colide frontalmente com a vontade do povo brasileiro e com os rumos que a própria sociedade brasileira está tomando em termos econômicos. Na opinião de Conde, essa campanha é uma maquinação da "esquerda católica", ou, como muitos dizem, dos "padrecos vermelhos" da "CNBdoB". Na minha opinião, por outro lado, essa é a postura da Igreja inteira, e não apenas da sua ala esquerda, socialista. Igreja Católica pró-capitalista é o mesmo que reunião de Papas: não existe.

Apesar de o Vaticano ser um dos Estados mais ricos do mundo, a Igreja Católica sempre pregou a pobreza e sempre condenou o espírito empreendedor. A Igreja medieval que condenava o lucro é a mesma Igreja atual que condena a riqueza - dos outros, é claro. O grande problema da Igreja atual é que o povo brasileiro não agüenta mais viver na pobreza. Os brasileiros querem enriquecer e dar um padrão de vida melhor aos seus filhos do que o que herdaram dos seus pais.

Eu, que fui batizado, catequizado e comunguei, jamais concordei com essa postura hipócrita da Igreja de Roma. Aliás, eu sempre achei que a Igreja deveria mudar. Mas ela não muda. Não muda e pronto. Não muda porque não quer mudar, não quer dar a mão à palmatória e reconhecer que está totalmente errada nesse ponto, como em muitos outros.

Que me desculpem os carolas, mas se a Igreja brasileira continuar com esse discursinho, o Brasil se transformará rapidamente numa nação protestante, e será bem feito para o Clero. Com essa campanha pró-miséria da CNBB, a Igreja brasileira, mais uma vez, dá um tiro no pé e não aprende a lição.