quarta-feira, julho 27, 2011

Mais um erro estratégico do tucanato

A seguir, notícia do site do Estadão:

Aécio tenta atrair Marina para projeto de 2014

Governador tucano Antonio Anastasia assinou decreto concedendo à ex-senadora o título de cidadã honorária e já planeja cerimônia

27 de julho de 2011

Marcelo Portela - O Estado de S.Paulo
BELO HORIZONTE


Sem partido e com um poderoso cacife eleitoral que rendeu quase 20 milhões de votos nas eleições presidenciais de 2010, a ex-senadora Marina Silva (AC) está na mira do tucanato mineiro. Na avaliação de integrantes do PSDB, uma aproximação com a ex-verde poderia impulsionar uma possível candidatura do senador tucano Aécio Neves à Presidência em 2014, além de uma virtual empreitada para a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte no ano que vem.

O primeiro passo dessa tentativa de aproximação foi dado pelo governador Antonio Anastasia (PSDB). Antes de embarcar no fim de semana para uma viagem oficial ao Japão, ele assinou decreto concedendo a Marina o título de cidadã honorária de Minas Gerais. O governo e a Assembleia Legislativa já planejam uma cerimônia para entrega do título à ex-senadora.

"Ainda estamos tentando contato com ela, mas haverá cerimônia com a presença do Anastasia", disse o deputado estadual Délio Malheiros (PV), que encaminhou pedido ao governo, em abril, para a concessão do título.

Apontado como possível candidato à Prefeitura da capital mineira, Malheiros afirma que não foi apenas o cacife eleitoral de Marina que pesou para ela se tornar cidadã mineira. "É respeito à pessoa dela e ao eleitorado mineiro", disse. O deputado ressalta que, no primeiro turno das eleições presidenciais, Marina liderou na capital e ficou em segundo no Estado, o que atesta "a afinidade e o apreço dos mineiros a esta grande personalidade".

Mas o parlamentar assume que o apoio de Marina também pode ajudar nos projetos em torno da Prefeitura, em 2012, e da Presidência, em 2014, apesar de ela ter se recusado a apoiar o então candidato do PSDB, José Serra, no segundo turno.

Boa relação. "O Serra é uma coisa bem diferente do Aécio. A Marina tem boa relação com Aécio, Anastasia e comigo. Ela poderá nos ajudar. Se o PSDB tiver preocupação com meio ambiente, nos termos que ela entende, acredito que ela pode apoiar", avaliou Malheiros. "Estamos num momento político que qualquer coisa que puder atrair Marina é ótimo."

Para isso, o PSDB e o PV - que faz parte da base aliada do governo em Minas - ainda têm outro percalço. Marina tem forte ligação com o candidato derrotado ao governo de Minas, o ex-deputado José Fernando Aparecido, que também deixou o PV no início do mês. Durante a campanha do ano passado, José Fernando atacou duramente o governo. "Ele se equivocou em muitas posições. Sua postura política criou arestas com Aécio Neves. Agora, terá que administrar os conflitos que criou. Mas ela não se envolveu nisso", declarou Malheiros.

Procurado pela reportagem, José Fernando não atendeu aos telefonemas. Mas o presidente do PV mineiro, Ronaldo Vasconcelos, confirmou que a ligação de Marina com o ex-deputado pode ser um empecilho nos planos dos tucanos. "É um exercício de futurologia, mas acho muito difícil um possível apoio a Aécio. O José Fernando é uma pessoa com muita dificuldade de relacionamento no governo. E ela é muito ligada a ele", analisou.

Vasconcelos concorda com a concessão do título de cidadã honorária a Marina "pelo que ela já fez pelo Brasil e por Minas Gerais", mas acredita ser mais provável a ex-senadora se candidatar novamente à Presidência em 2014.

"Se dependesse só dela no segundo turno, caminharia ao lado da Dilma", lembrou o presidente do PV mineiro, integrante do Conselho Nacional da legenda. "A homenagem é meritória. Quem vê possibilidade de aproximação pode se enganar. Como primeira intenção, é uma decisão correta. Se há segundas intenções, só o tempo vai dizer se foi acertada."

PARA LEMBRAR

Ela evita falar em partidos

Ao deixar o PV, no início do mês, a senadora Marina Silva anunciou que iria se dedicar à formação de um movimento suprapartidário - que, eventualmente, pode se tornar um partido político ainda no ano que vem. Nessa tarefa, ela tem tido contatos com políticos do PT (Alessandro Molón, do Rio), PDT (José Reguffe, do Distrito Federal) e PSB (Luiza Erundina, de São Paulo), além de Heloísa Helena, hoje vereadora do PSOL em Maceió.

Antes disso, sua vida parlamentar foi construída no PT do Acre, ao qual se filiou, nos anos 1980, e pelo qual foi senadora por 16 anos, até 2003. Em seguida, foi ministra do Meio Ambiente no governo Lula de 2003 até 13 de maio de 2008. Deixou o partido em junho de 2009 para se candidatar à Presidência da República pelo PV. Na disputa pelo Palácio do Planalto, em 2010, ficou em terceiro lugar, com 19,6 milhões de votos.

A seguir, meus comentários:

Mais uma vez, os tucanos não conseguem fazer uma análise correta da situação do PSDB e dos seus possíveis aliados. No caso de Marina Silva, os tucanos querem que uma mulher que já foi candidata à presidência e que recebeu quase 20 milhões de votos seja vice na chapa de Aécio em 2014. Quanta ingenuidade! Certamente, Marina vai se candidatar à presidência novamente, não importa por qual partido.

O boom dos celulares no Brasil

Foi divulgado na internet que o Brasil possui 220 milhões de telefones celulares. Atualmente, a população brasileira é de quase 200 milhões de pessoas. Se nós tirarmos do cálculo as crianças, os octogenários e as pessoas que não gostam de celular, sobram cerca de 130 milhões de usuários em potencial, os quais têm ao seu dispor 1,7 celular. É mole?

Devemos reconhecer que o preço do uso do celular ainda é alto, quando comparado com o resto do mundo. Mas imagine quando ficar mais barato!

Na Espanha, a Igreja tem quórum

Ontem, meu pai me contou que assistiu a uma reportagem da TVE, a estatal espanhola, que mostrava que na Espanha, a Igreja Católica está trabalhando com quórum, isto é, se não houver ao menos 12 fiéis na igreja, o padre se recusa a rezar a missa.

A bem da verdade, o padre deve rezar a missa se houver ao menos um fiel que seja. Não obstante, esse fato denuncia a decadência da Igreja Católica num país outrora tão católico quanto a Espanha.

No fechamento da reportagem, o repórter entrevistou um velhinho católico que disse: "Se essa igreja [católica] está fechada, as pessoas vão procurar outras igrejas". Essas "outras igrejas" certamente são igrejas protestantes/evangélicas.

Para dar um exemplo, a Igreja Universal, do bispo Edir Macedo, já está presente na Espanha com 19 templos, ampliando os domínios do seu império multinacional e preenchendo uma lacuna aberta pela Igreja de Roma, cuja culpa é dos próprios padres e, em última instância, do bispo de Roma, isto é, o papa.

domingo, julho 24, 2011

O "imperialismo" brasileiro

Muito se fala, inclusive aqui no Brasil, sobre o imperialismo americano. A grande maioria do povo brasileiro ainda tem a visão do grande irmão do norte como uma superpotência blindada contra crises mundiais e exploradora do Brasil. Porém, de uns anos para cá, o Brasil conquistou muitos avanços sócio-econômicos invejáveis até pelos próprios americanos. Eis alguns fatos:

Conquistas econômicas:

1- Pela primeira vez na história do nosso país, o risco-Brasil está menor do que o risco americano. Isto significa, grosso modo, que as chances atuais de os devedores não honrarem seus compromissos são maiores nos Estados Unidos do que aqui no Brasil.

2- O governo brasileiro é credor de 189 bilhões de dólares da dívida externa dos Estados Unidos.

3- Quando candidato, Lula sempre disse que daria calote na dívida do FMI. Uma vez eleito, Lula não só pagou como pagou adiantado. Ademais, hoje o Brasil é credor do FMI, pois empresta muito dinheiro para o fundo.

4- A taxa de desemprego nunca esteve tão baixa. Em setores como a construção civil, faltam pedreiros. No ramo predial, o mercado está aceitando porteiros sem experiência.

5- Você se lembra da última greve geral que houve no Brasil? Você vê motivos para uma greve geral no momento atual?

6- O Brasil é o maior exportador mundial de café, carne bovina, suco de laranja, minério de ferro, soja etc., e o segundo maior exportador de frango.

7- Você que é jovem como eu imagina que o Brasil importava 85% do petróleo que consumia dos países-membros da OPEP, tinha muita dificuldade de pagá-los e chegou até a decretar moratória, isto é, deu calote nos árabes?

8- A Petrobras está presente na Argentina, na Colômbia, no Peru, em Cuba, no Japão, nos Estados Unidos, em Angola etc.

Conquistas sociais:

1- Mesmo tendo começado há pouco tempo, as novas medidas de segurança pública no Rio de Janeiro, que incluem a ocupação do Morro do Alemão e a instalação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) em vários morros da Cidade Maravilhosa, já apresentaram resultados, tais como a diminuição em 18% da taxa de homicídios no Rio.

2- A taxa de homicídios caiu 12% no Estado de São Paulo no primeiro semestre deste ano. Espera-se que a polícia paulista continue firme e forte na luta contra o crime e que esta taxa caia cada vez mais.

3- Pela primeira vez no Brasil, o governo não está conseguindo encontrar famílias pobres o suficiente para receberem a bolsa-esmola. O governo federal está pedindo ajuda aos governos estaduais e até municipais para procurar pobres. Segundo o governo federal, existem 16,2 milhões de cidadãos, isto é, 8,5% da população brasileira, em situação de pobreza extrema, só que o governo não as acha. Estas informações provêm de uma notícia do jornal A Tribuna de Santos de hoje, dia 25 de julho.

4- "Tá ruim mas tá bom": hoje, dia 25 de julho, o Aeroporto de Congonhas inaugurou uma sala, que já estava pronta há muito tempo mas estava fechada, para agilizar o embarque dos passageiros nos aviões. Devido ao barateamento das passagens aéreas e à melhoria econômica das classes C, D e E, a demanda por vôos aumentou tanto que os aeroportos brasileiros não estão dando conta. Portanto, a Infraero está entrando no regime de concessão de funções à iniciativa privada.

5- Pela primeira vez na história do Brasil, o governo federal conseguiu estabelecer um programa confiável de distribuição gratuita de remédios de doenças crônicas, como diabetes e pressão alta.

6- Atualmente, a redução da tributação sobre o preço dos computadores tem proporcionado a inclusão digital em todo o Brasil, inclusive das classes C, D e E.

7- A cidade de Santos já conta com pontos de acesso público gratuito à internet nos seguintes lugares: Centro Histórico, José Menino, Aparecida, Vila Nova, Vila Mathias e Morro do São Bento, proporcionando a inclusão digital a muitos santistas das classes C, D e E.

8- Segundo o artigo do repórter Amarildo Paticcié, do site www.cabangu.com.br, o Brasil é considerado o campeão mundial em empreendedorismo. Um em cada 8 brasileiros tem o seu próprio negócio. Nos Estados Unidos, essa proporção é de um para cada 10 americanos. Na Inglaterra, de um para cada 33, e na Finlândia e na Suécia, de um para cada 50! Os dados são de uma pesquisa realizada em 21 países, sendo confirmada a liderança brasileira na área de empreendedorismo. Só no ano de 1999, foram criadas 475 mil empresas no Brasil. Destas, quase 57% eram micro-empresas.