domingo, julho 24, 2011

O "imperialismo" brasileiro

Muito se fala, inclusive aqui no Brasil, sobre o imperialismo americano. A grande maioria do povo brasileiro ainda tem a visão do grande irmão do norte como uma superpotência blindada contra crises mundiais e exploradora do Brasil. Porém, de uns anos para cá, o Brasil conquistou muitos avanços sócio-econômicos invejáveis até pelos próprios americanos. Eis alguns fatos:

Conquistas econômicas:

1- Pela primeira vez na história do nosso país, o risco-Brasil está menor do que o risco americano. Isto significa, grosso modo, que as chances atuais de os devedores não honrarem seus compromissos são maiores nos Estados Unidos do que aqui no Brasil.

2- O governo brasileiro é credor de 189 bilhões de dólares da dívida externa dos Estados Unidos.

3- Quando candidato, Lula sempre disse que daria calote na dívida do FMI. Uma vez eleito, Lula não só pagou como pagou adiantado. Ademais, hoje o Brasil é credor do FMI, pois empresta muito dinheiro para o fundo.

4- A taxa de desemprego nunca esteve tão baixa. Em setores como a construção civil, faltam pedreiros. No ramo predial, o mercado está aceitando porteiros sem experiência.

5- Você se lembra da última greve geral que houve no Brasil? Você vê motivos para uma greve geral no momento atual?

6- O Brasil é o maior exportador mundial de café, carne bovina, suco de laranja, minério de ferro, soja etc., e o segundo maior exportador de frango.

7- Você que é jovem como eu imagina que o Brasil importava 85% do petróleo que consumia dos países-membros da OPEP, tinha muita dificuldade de pagá-los e chegou até a decretar moratória, isto é, deu calote nos árabes?

8- A Petrobras está presente na Argentina, na Colômbia, no Peru, em Cuba, no Japão, nos Estados Unidos, em Angola etc.

Conquistas sociais:

1- Mesmo tendo começado há pouco tempo, as novas medidas de segurança pública no Rio de Janeiro, que incluem a ocupação do Morro do Alemão e a instalação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) em vários morros da Cidade Maravilhosa, já apresentaram resultados, tais como a diminuição em 18% da taxa de homicídios no Rio.

2- A taxa de homicídios caiu 12% no Estado de São Paulo no primeiro semestre deste ano. Espera-se que a polícia paulista continue firme e forte na luta contra o crime e que esta taxa caia cada vez mais.

3- Pela primeira vez no Brasil, o governo não está conseguindo encontrar famílias pobres o suficiente para receberem a bolsa-esmola. O governo federal está pedindo ajuda aos governos estaduais e até municipais para procurar pobres. Segundo o governo federal, existem 16,2 milhões de cidadãos, isto é, 8,5% da população brasileira, em situação de pobreza extrema, só que o governo não as acha. Estas informações provêm de uma notícia do jornal A Tribuna de Santos de hoje, dia 25 de julho.

4- "Tá ruim mas tá bom": hoje, dia 25 de julho, o Aeroporto de Congonhas inaugurou uma sala, que já estava pronta há muito tempo mas estava fechada, para agilizar o embarque dos passageiros nos aviões. Devido ao barateamento das passagens aéreas e à melhoria econômica das classes C, D e E, a demanda por vôos aumentou tanto que os aeroportos brasileiros não estão dando conta. Portanto, a Infraero está entrando no regime de concessão de funções à iniciativa privada.

5- Pela primeira vez na história do Brasil, o governo federal conseguiu estabelecer um programa confiável de distribuição gratuita de remédios de doenças crônicas, como diabetes e pressão alta.

6- Atualmente, a redução da tributação sobre o preço dos computadores tem proporcionado a inclusão digital em todo o Brasil, inclusive das classes C, D e E.

7- A cidade de Santos já conta com pontos de acesso público gratuito à internet nos seguintes lugares: Centro Histórico, José Menino, Aparecida, Vila Nova, Vila Mathias e Morro do São Bento, proporcionando a inclusão digital a muitos santistas das classes C, D e E.

8- Segundo o artigo do repórter Amarildo Paticcié, do site www.cabangu.com.br, o Brasil é considerado o campeão mundial em empreendedorismo. Um em cada 8 brasileiros tem o seu próprio negócio. Nos Estados Unidos, essa proporção é de um para cada 10 americanos. Na Inglaterra, de um para cada 33, e na Finlândia e na Suécia, de um para cada 50! Os dados são de uma pesquisa realizada em 21 países, sendo confirmada a liderança brasileira na área de empreendedorismo. Só no ano de 1999, foram criadas 475 mil empresas no Brasil. Destas, quase 57% eram micro-empresas.

Nenhum comentário: