sexta-feira, maio 12, 2006

O ato de escrever

Faz mais de mês que não escrevo, mas o detalhe engraçado desta situação angustiante é que quando menos se espera, eis que surge uma idéia "do nada". Meu processo criativo é bem livre, sem frescuras. Sento-me para escrever e, de repente, começo a digitar e não paro mais. Não sei de onde vem a inspiração, mas uma coisa é certa: a indignação com os erros do mundo, quando controlada, me faz escrever textos, creio, bastante esclarecedores e que contribuem para a vida e o aprimoramento intelectual dos leitores.

O progresso da civilização aconteceu - e continua acontecendo - devido principalmente aos escritores, pois mesmo os maiores oradores da História nada teriam sido e nada teriam feito acontecer se não tivessem o respaldo de bons textos, sejam eles de autores conhecidos ou anônimos. A escrita é a base da civilização moderna, abrangendo todos os campos do conhecimento atual, da religião à política, da cultura ao entretenimento, da informação à arte, e assim por diante.

Outra caracterísitca maravilhosa da escrita é o fato de que ela, quando bem usada, preserva perenemente as verdadeiras idéias, orientações e concepções das pessoas e dos grupos humanos. Mesmo com o advento da revolução digital, a palavra escrita sobrevive, transmutada na forma de sinais eletrônicos nos monitores dos computadores. Ademais, a internet tem feito com que os jovens voltem a se interessar pela escrita, e já há até muitos adolescentes que preferem conversar por texto a conversar por voz. O entusiasmo das novas gerações em relação ao ato de escrever pode ser constatado facilmente através de qualquer estatística sobre a maioria dos usuários dos messengers, das chatrooms e, principalmente, dos chamados "sites de relacionamentos", notadamente o Orkut. Qualquer pessoa minimamente a par das coisas sabe que a grande maioria dos usuários de tais mídias está bem longe da maturidade, o que significa que a palavra escrita tem o seu lugar garantido na sociedade da informação, mesmo apesar de todos os vaticínios pessimistas a respeito de uma suposta decadência quantitativa e qualitativa dos textos dos mais jovens. Porém, estes pessimistas se esquecem de que escrever corretamente não garante o gosto pela escrita - uma coisa não tem nada a ver com a outra. Além disso, não podemos nos esquecer de que as línguas são organismos vivos, logo, estão sujeitas a alterações, o que faz com que, muitas das vezes, o errado de hoje seja o certo de amanhã. Em se tratando de línguas altamente complexas como o português, por exemplo, em que praticamente todas as regras possuem um monte de exceções, não devemos nos espantar se, daqui a 30 anos, falarmos uma língua razoavelmente diferente da atual, mesmo apesar de continuar sendo a mesmíssima língua portuguesa, uma língua que permite vários níveis de discurso, desde o mais erudito até o mais coloquial.

Em suma, escrever é necessário, mas não é preciso.

4 comentários:

Anônimo disse...

EH VERDADE.....ESCREVER EH PODER!!!
KEM ESCREVE EH BOM E KEM NAO ESCREVE NAO TEM MÃO!

MUDAR O MUNDO? HAUHAUAHUAHUAHAUHAUHA
TA CERTO, SONHAR EH MTO BOM! PRINCIPALMENT QDO ESTA NO BRASIL!

OBS: UM DIA UM CARA ESTAVA CHORANDO PERTO D UM BAR...UMA PESSOA ESTAVA PASSANDO POR PERTO E PERGUNTA: O Q ACONTECEU SEU LOKO?
O CHORAO FALA: EH Q NAO TENHO DINHIRO PARA BEBER!
HAUHAUAHUAHAUHAUAHUAHHUAHA

Q ENGRAÇADO!
FLW

Unknown disse...

o ato de escrever é muito bom,pois permite as pessoas passarem para o papel seus pensamentos e suas opiniões , podendo compatilhar com outras pessoas aquilo que trazem no seu interior , mas vale lembrar que para ser um bom escritor temos que começar sendo um bom leitor, pois escritor não é somente aquele que escreve mais aquele que também ler.

Anônimo disse...

gostaria de comentar o recado do Felipe.quando você usar a palavra (mais), está se referindo a quantidade.No caso do seu texto, ficaria mais interessante a preposição mas.

Anônimo disse...

Aff´s.. Essa è pro anonimo IGNORANTE,*
Se elle errou foii um erro por impulso,( sem qêrer )
Errar è uma. se vooc Entendeu oqê elle quiz escrever com aqele comentario, não precisa corrigi -
lo