domingo, janeiro 20, 2008

Não se melhora um país por decreto!

Há algum tempo, adicionei uma pessoa por engano no meu MSN e a mensagem de apresentação dela era no mínimo interessante: "Vamos proclamar um país mais justo!".

Depois de um certo tempo, consultei um dicionário para verificar os significados do verbo "proclamar". Seus sinônimos são: declarar, anunciar, afirmar, publicar e, por fim, decretar. Esse último significado é o que vem à minha mente quando alguém fala sobre a proclamação de algo. Assim sendo, isso me leva a pensar: será que essa pessoa acredita que é possível melhorar um país por decreto?

O que faz um país melhorar e ficar mais justo, por exemplo, são coisas como: crescimento econômico, desenvolvimento tecnológico, saúde, educação, segurança pública, justiça eficiente, arte, cultura, ação política etc. Porém, nós devemos lutar para tornar tudo isso realidade através da ação concreta, e não do formalismo legislativo.

Toda lei que não combina com a atitude e com a mentalidade do povo torna-se letra morta, ou melhor, letra natimorta, pois morre assim que é promulgada. Apesar de o império da lei ser indispensável para o progresso da sociedade, ninguém deve ficar esperando que boas leis sejam promulgadas para mudar de atitude e passar a ter uma boa conduta.

Não se melhora um país por decreto, mas pela ação prática de cada um de nós.

Nenhum comentário: