sexta-feira, janeiro 09, 2009

O PCC é uma "facção" criminosa?

Sempre me causou estranheza o termo pelo qual o PCC é designado pela mídia: "facção criminosa". Acontece que na minha cabeça, uma facção é uma divisão, uma ala interna interna de um grupo, uma parte de um todo, enfim. Aliás, uma das definições que o Dicionário Michaelis dá à palavra "facção" é:

"Grupo de conflito, geralmente pouco organizado e fluido, que marca a transição de um estado de desorganização para a reorganização da comunidade."

Você sabe muito bem que o PCC não tem nada a ver com essa definição, não é mesmo? A bem da verdade, o PCC é um todo, ou melhor, uma desgraça completa, e não uma parte de uma desgraça. Pode até ser que Marcola tenha criado o PCC como uma ala dissidente de uma malta já existente, mas mesmo se for esse o caso, hoje em dia o PCC é uma verdadeira multinacional do narcotráfico e do seqüestro, com escritórios que faturam milhões por mês e representantes comerciais em vários Estados brasileiros e países estrangeiros, além, é claro, da proteção por parte de muitos políticos e de muitos vagabundos profissionais das comissões e ONGs de direitos humanos.

Em suma, o PCC não é uma facção criminosa, e sim uma "empresa" que pratica concorrência monopolística e predatória metralhando seus concorrentes do ramo alternativo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Está certinho, como de costume.

Anônimo disse...

Esses dias um amigo, de boa família, com curso superior e tudo mais me disse com todas as letras e ar de admiração: "O PCC foi a única maneira dos criminosos se organizarem após a desgraça que ocorreu no Carandiru"

João disse...

PCC....drogas, corrupção, aliados dos comunistas...que possuem treinamentos e taticas de guerrilha do socialistas sovieticos...bando de fdps e a midia nao fala tudo o que eles fazem...