domingo, fevereiro 01, 2009

Espécies do mesmo gênero

Certa vez, há alguns anos, eu estava conversando com a mãe de uma amiga minha sobre coisas relacionadas à informática e à internet quando, num dado momento, ela, que já está com quase 70 anos, disse que a minha geração não lê, pois só fica no computador. Discordei argumentando que a leitura no papel e a leitura na tela do computador são atos equivalentes, ou seja, são espécies do mesmo gênero, malgrado a diferença tecnológica entre as mídias. Nesse momento, ela insistiu e não aceitou minha explicação, dizendo que isso que se tem hoje não é leitura.

Esse fato me fez pensar na seguinte situação: qual a diferença entre fazer um cálculo num ábaco, numa calculadora ou na ponta do lápis? Apenas e tão-somente o meio usado para fazê-lo, pois a conta em si continua sendo a mesma. Porém, certamente, muitos professores de matemática que têm idade para serem meus avós devem achar que fazer contas numa calculadora não é calcular, por mais que se-lhes prove o contrário.

Infelizmente, a grande maioria dos idosos não possui clara nas suas mentes a noção de espécies e gêneros, o que faria com eles compreendessem perfeitamente que, na essência, ambos os atos supracitados - ler e calcular - continuam sendo exatamente os mesmos, não obstante quaisquer alterações tecnológicas dos meios usados para executá-los.

Nenhum comentário: