domingo, maio 17, 2009

"As leis inúteis debilitam as necessárias"

Recentemente, o Presidente do Sindicato dos Carregadores de Malas do Distrito Federal, Sr. Alex Oliveira, proibiu o uso de barba e bigode por parte dos trabalhadores.

Essa notícia, que mais parece um trecho de um livro de ficção, demonstra a absoluta falta do que fazer de muitas entidades de classe no mundo de hoje. O Procurador do Ministério Público do Trabalho, Sr. Adélio Jutino Lucas, afirmou que a decisão do sindicato é ilegal.

Você, Leitor, deve estar imaginando que isso é um fato isolado e que só acontece aqui no Brasil. Porém, o filósofo francês Montesquieu, considerado um dos principais intelectuais iluministas, já conhecia esse tipo de situação surreal quando publicou o livro "Do espírito das leis", no distante ano de 1748. A citação mais reproduzida desse livro, considerado sua obra-prima, é justamente a seguinte: "As leis inúteis debilitam as necessárias".

Isso prova que a burrice é democrática e universal: se manifesta no mundo inteiro e desde sempre.

Um comentário:

Josué disse...

Quando toma conhecimento de uma lei inútil como essa, a pessoa pode acabar pensando que todas as leis são inúteis, e isso debilita a credibilidade das leis como um todo.