domingo, agosto 01, 2010

Quer emagrecer? Dieta cubana!

Não são poucos os brasileiros que acreditam que o socialismo é um sistema justo. Dezenas de milhões de brasileiros acreditam que o socialismo é um projeto de sociedade que ainda há de triunfar. Porém, são poucos os brasileiros que têm pelo menos uma vaga noção de como o socialismo funciona quando aplicado na prática, tal como Papai Marx planejou.

Um bom exemplo de como o socialismo é aplicado na prática é a dieta à qual os cidadãos cubanos comuns são submetidos diariamente. Abaixo, eis a lista de alimentos e objetos de higiene que cada família cubana recebe do governo no começo do mês:

2kg de arroz
2kg de feijão
1 litro de óleo
1kg de café
1 frango
5 ovos

Essa comida é complementada com um pão por dia, que os cubanos retiram em barracas espalhadas pela cidade ao apresentarem suas livretas de racionamento, o que vale também para retirar a comida da lista acima.

No caso da higiene, o governo faz uma distribuição alternada: num mês, entrega um sabonete para as pessoas tomarem banho; no mês seguinte, entrega sabão em pedra para as pessoas lavarem a roupa.

Eu considero a livreta de racionamento um dos símbolos maiores do socialismo quando aplicado na prática, pois a grande maioria dos brasileiros acredita que quando um país é socialista os cidadãos têm acesso a bastante comida, quando na verdade a população é submetida a um racionamento permanente.

Quando estive em Havana, conheci um cidadão que me disse que essa "ração" é tão minguada que quando chega o dia 15 do mês, já acabou tudo, e aí as pessoas têm que recorrer ao mercado negro para sobreviver e sustentar suas famílias.

Esse relato é feito com profundo respeito ao povo cubano, que apesar do sofrimento e da falta de liberdade, é um povo alegre e muito hospitaleiro com quem os visita. Também, isso é uma demonstração da realidade do regime socialista quando aplicado na prática.

Nenhum comentário: