sexta-feira, outubro 28, 2011

Uma negação profética de Demétrio Magnoli

Em setembro de 2009, durante um colóquio do Instituto Millenium, ao falar sobre os efeitos da crise financeira mundial na economia americana, o sociólogo Demétrio Magnoli fez uma profecia por meio de uma negação, isto é, ele disse que apesar de todos os problemas econômicos por que passavam os Estados Unidos, não se viu nenhuma vidraça de banco quebrada e nenhum banqueiro enforcado em Wall Street. Demétrio disse que isso não aconteceu por causa da democracia, pois ela possui, segundo ele, "a impressionante capacidade de absorver choques, e aí, eis que surge a presidência de Obama".

O que Magnoli não previu foi o desastre, a frustração, a nulidade do governo Obama, em praticamente todas as áreas, principalmente na geração de empregos. Outra coisa que Magnoli não previu foi o fato de que apesar de a democracia americana estar absolutamente intacta, milhares de cidadãos americanos ocuparam e permanecem acampados em Wall Street há mais de mês, vociferando contra tudo o que representa o sistema financeiro, principalmente os bancos, é claro.

Esse discurso um tanto romântico de que a democracia absorve todo e qualquer tipo de choques e convulsões sociais demonstrou-se excessivamente otimista, pois a situação sócio-econômica dos Estados Unidos é tão ineditamente desastrosa que a imprensa americana, ecoando o clamor do povo, vem se perguntando: "O que vem a ser o sonho americano? Qual o verdadeiro sentido desse sonho? Ainda é possível ´fazer a América´, tal como há 10 anos?"

De agora em diante, o principal exercício de futurologia que devemos fazer é: em que resultará a ocupação de Wall Street?

Nenhum comentário: