segunda-feira, junho 16, 2008

Uma questão de demanda - II

Agora há pouco, me lembrei do desabafo histérico de um professor de história que tive no colegial. Vamos analisar a fala dele:

"Esse país está uma merda! Se eu quiser saúde de qualidade, tenho que pagar! Se eu quiser educação de qualidade, tenho que pagar! (...) Às vezes, me dá vontade de juntar todos os mendigos que estão morrendo de fome na rua e invadir o Pão de Açúcar, pois o Abílio Diniz já está rico demais! E ele não paga imposto! Quem paga imposto sou eu, que sou pobre!"

Infelizmente, não existe almoço grátis. Apesar de pagarmos impostos pesadíssimos, o Estado não nos dá nem saúde nem educação de qualidade. C´est la vie. Portanto, a iniciativa privada simplesmente atende à demanda por saúde e educação de boa qualidade. Hoje e sempre.

Porém, o que me parece ridículo é o fato de que esse professor acredita, em sã consciência, que a culpa pela má qualidade dos serviços públicos é da iniciativa privada, isto é, uma vez que a saúde e a educação públicas são ruins, ele afirma categoricamente que a culpa é dos empresários, e não do próprio Estado. Em poucas frases, ele demonstrou que tem inveja da riqueza que Abílio Diniz conquistou com o suor de sua testa e, não contente, ainda o acusou de ser sonegador.

Realmente, a crença de que o Estado é um bom empresário é, para muita gente, um verdadeiro artigo de fé. É a seita do deus Estado. Isso sem falar da crença de que o empresário é um predador da sociedade ou, em outras palavras, um delinqüente tolerável.

Um comentário:

Anônimo disse...

"Portanto, a iniciativa privada simplesmente atende à demanda por saúde e educação de boa qualidade."

Educação de boa qualidade num sentido de preparar seus alunos para as provas de vestibulares ou de concursos, mas ainda é a educação oficial, ou seja, mentirosa, falsa, um embuste.