quarta-feira, dezembro 24, 2008

Confirmação do "Dr. Jivago"

O arquiteto Percival Puggina escreveu o seguinte comentário no seu site pessoal:

VIDA PRIVADA E STALINISMO
Percival Puggina
21/12/2008
Está para ser lançado no Brasil o livro “Sussurros: a vida privada na Rússia de Stalin”, do historiador britânico Orlando Figues, que coletou, para a obra, centenas de histórias narradas pelos sobreviventes do stalinismo. Um dos paradigmas que, segundo ele, nortearam aquelas décadas de agressão à intimidade pessoal foi proposto pelo primeiro Comissário do Povo Soviético para Educação e Cultura, Anatóli Vasilievitch Lunacharski – para quem “a chamada esfera da vida privada não pode nos escapar porque é precisamente aí que o objetivo final da Revolução deve ser atingido”.

Fonte: www.puggina.org


Agora, penso cá comigo: será que o professor sobre quem falei recentemente gostaria de viver nesse "1984 stalinista"? Se ele acha que o conceito de vida privada é produto do capitalismo, será que ele gostaria da evasão de privacidade provocada pelo regime comunista? Tem gosto para tudo, não é mesmo?

Um comentário:

João disse...

porque sera q esse professor ai não divide a conta bancaria dele com os pobres da inglaterra...ou chama akeles vagabundos que nao querem saber de trabalhar pra morar na ksa dele...dividir a comida...afinal de contas socialismo eh isso ai....

vlw sergio