quinta-feira, janeiro 19, 2012

Reflexões sobre o sistema eleitoral

A seguir, notícia publicada hoje no portal UOL:

Recontagem dos votos de Iowa mostra Santorum à frente de Romney

O pré-candidato republicano Rick Santorum, ex-senador da Pensilvânia, ficou à frente do concorrente Mitt Romney no caucus do Estado de Iowa por 34 votos, mas não pode ser declarado vencedor, segundo resultados revisados publicados nesta quinta-feira.
Há duas semanas, Mitt Romney --cujo favoritismo para disputar a Presidência com Barack Obama ainda enfrenta resistência no Partido Republicano-- havia sido declarado vencedor da prévia eleitoral de Iowa, que abriu a disputa pela Casa Branca, por apenas oito votos em mais de 122 mil.

A recontagem dos votos referentes ao caucus republicano (assembleia onde os votantes decidem o candidato de seu partido) realizado no dia 3 de janeiro apontou que Mitt Romney ficou em segundo lugar na votação, e não foi vencedor, de acordo com a imprensa americana.

Apesar da ligeira vantagem de Santorum, um verdadeiro vencedor não pode ser apontado, uma vez que os resultados de oito dos 1.774 distritos não puderam ser localizados para a revisão. Considerando os votos revistos, porém, Santorum ficaria à frente de Romney.

Os votos contabilizados mostram o ex-senador da Pensilvânia com 29.839 votos, contra 29.805 votos obtidos pelo ex-governador de Massachusetts Mitt Romney.
"Os resultados de diversos distritos estão faltando, e os resultados finais verdadeiros podem nunca ser conhecidos", afirma a emissora de TV americana CNN.
Segundo o jornal "The Washington Post", a aparente vitória de Santorum não terá grandes impactos em sua corrida para vencer a nomeação pelo Partido Republicano. Os novos resultados, porém, impedem Romney de afirmar que foi o primeiro pré-candidato desde 1976 a vencer o caucus de Iowa e a primária de New Hampshire que não tentava reeleição.

O porta-voz da campanha de Santorum citado pela CNN disse que a mudança é "muito excitante". "A narrativa por muito tempo foi de que o placar estava 2 a 0 para Mitt Romney", afirmou Hogan Gidley. "Se esses resultados forem verdade, Rick está 34 votos à frente. Com isso, a narrativa muda: houve dois vencedores diferentes em dois Estados."

PRIMÁRIAS

As primárias republicanas e democratas acirram a disputa rumo às eleições que definirão o novo presidente dos Estados Unidos no dia 6 de novembro deste ano. Divididas por Estados e realizadas em diferentes datas, as prévias são parte importante do processo eleitoral americano.
Como Barack Obama tenta a reeleição pelo Partido Democrata, a corrida inicial fica entre os pré-candidatos republicanos. Veja o caminho para um americano se tornar presidente dos Estados Unidos.

A seguir, meus comentários:

Por um lado, o sistema americano de seleção interna dos candidatos, em que eles são eleitos pelos próprios militantes de cada partido, é muito mais democrático do que o sistema brasileiro, pois em quase todos os partidos brasileiros, os candidatos são escolhidos de cima para baixo, isto é, a cúpula, ou o dono do partido, decide e a massa dos militantes é obrigada a aceitar os candidatos impostos pelos caciques de cada partido.

Por outro lado, o sistema americano de votação é lento e jurássico, na base do cartão furado, enquanto que o sistema brasileiro é um dos mais modernos - e seguros - do mundo, pois as urnas eletrônicas brasileiras são um exemplo de como o Brasil consegue produzir tecnologia de ponta para solucionar problemas primordiais quanto ao destino da nação, neste caso, a segurança e a rapidez do método de votação.

Nenhum comentário: