quinta-feira, fevereiro 26, 2009

A crise e suas vacas magras

A crise econômica mundial inaugurou um período de vacas magras na economia do planeta. Porém, você sabe de onde vem a expressão “período de vacas magras”?

Essa expressão tão famosa vem do livro-base da civilização ocidental: a Bíblia. No capítulo 41 de Gênesis, o sábio José, filho de Jacó e patriarca de uma das 12 tribos de Israel, foi convocado pelo Faraó de então para interpretar um sonho cujo simbolismo o intrigava profundamente. Disse o Faraó: “Eis que eu estava em pé às margens do rio Nilo e havia 7 vacas gordas pastando; logo depois, surgiram 7 vacas magras que devoraram as gordas mas continuaram magras como se nada tivessem comido”.

José, que possuía o dom, dado por Deus, de interpretar os sonhos, fez a seguinte análise do intrigante sonho do Faraó: “As 7 vacas gordas representam 7 anos de fartura, e as 7 vacas magras representam 7 anos de fome. Faraó, administre a economia do Egito com prudência, armazenando mantimentos em grande quantidade para que quando forem chegados os 7 anos de fome, você possa vender a comida aos egípcios e aos estrangeiros”.

Assim, o Egito tornou-se o grande provedor de comida do mundo da época. Aliás, podemos fazer o seguinte paralelo com a realidade brasileira atual: o governo brasileiro mantêm a mesma política econômica desde há pelo menos 15 anos, o que demonstra que a conduta do Ministério da Fazenda está sendo estritamente técnica, ou seja, acima de rivalidades partidárias. O Ministério está administrando nossas finanças e reservas com prudência e visão de longo prazo. Portanto, agora que estamos no limiar do século XXI, o século do Brasil, nosso país será o grande provedor de comida do planeta, imperando como salvo-conduto das demandas nacionais e estrangeiras, tanto do terceiro quanto do primeiro mundo.

Nenhum comentário: